quarta-feira, 20 de junho de 2007

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Equipe do Cefapro e Professor Joir Proença de Amorim - Cefaprocbá
Palestra Professor Joir

Professor João Valla e Profª Odeni Chalegra
SALA DE PROFESSOR: Um Novo Olhar Para Formação Continuada do Campo

A equipe do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO de Tangará da Serra está participando do I Seminário de Educação no Campo. O objetivo desse Seminário é refletir sobre a educação do campo e suas perspectivas na visão da universidade, das escolas do campo, dos movimentos sociais e outras entidades comprometidas com a autonomia e o empoderamento dos camponeses, visando a construção de políticas públicas dirigidas para a educação do campo.
O Seminário teve início dia 18/06 desta semana na Escola Agrícola Ulisses Guimarães.
Participam desse Seminário Professores da rede municipal de ensino da região, lideranças comunitárias e acadêmicos.
O professor Joir Benedito Proença de Amorim, Mestre em Formação de Professores e Ensino, atuando como Professor Formador do CEFAPRO DE CUIABÁ e Assessor Pedagógico do Colégio Salesiano São Gonçalo, esteve presente nesse Seminário de Educação do Campo como palestrante, onde apresentou a Sala de Professor acompanhado pela Equipe do Cefapro de Tangará, os educadores receberam com entusiasmo O Projeto Sala de Professor, que será implantado nas escolas do campo.
O Seminário terá seu encerramento amanhã 21/06 com o Eixo Temático: Economia Solidária e Agroecologia.
Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação continuada
CEFAPRO


SALA DE PROFESSOR: Um Novo Olhar Para Formação Continuada do Campo

EDUCAÇÃO NO CAMPO E DO CAMPO

A Educação do Campo é um projeto educacional compreendido a partir dos sujeitos que têm o campo como seu espaço de vida. Nesse sentido, ela é uma educação que deve ser no e do campo - No, porque “o povo tem o direito de ser educado no lugar onde vive”; Do, pois “o povo tem direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, vinculada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais” (Caldart, 2002, p. 26) . Nesse sentido, o conceito de campo busca ampliar e superar a visão do rural como local de atraso, no qual as pessoas não precisam estudar ou basta uma educação precarizada e aligeirada.
Campo, nesta concepção, é entendido como lugar de vida onde as pessoas produzem conhecimento na sua relação de existência e sobrevivência. Há uma produção cultural no campo que deve se fazer presente na escola. Os conhecimentos desses povos precisam ser levados em consideração, melhor, são o ponto de partida das práticas pedagógicas na Escola do Campo. Sendo assim, esta compreensão de campo vai além de uma definição administrativa, configurando-se como um conceito político, ao considerar as especificidades dos sujeitos e não apenas sua localização espacial e geográfica (Veiga, 2003) .

Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação continuada
CEFAPRO