sábado, 24 de novembro de 2007

BANDA 29 DE NOVEMBRO E FANFARRA PEDRO ALBERTO TAYANO CAMPEÃS 2007








Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO DE TANGARÁ DA SERRA MT

Formação Continuada: Um Novo Olhar para a Educação



Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
Cefapro de Tangará da Serra MT

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

FORMAÇÃO CONTINUADA - PORTO ESTRELA



Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
Tangará da Serra MT

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

SEMANA PEDAGÓGICA - 03 a 07/12/2007

Semana Pedagógica - 03 a 07/12/2007.
Direção, Coordenação e Professores Formadores do CEFAPRO

Um Novo Olhar para a Formação Continuada do Cefapro de Tangará da Serra

Esse encontro de Formação Continuada na semana pedagógica com os Professores Formadores, traduz a atual necessidade de proporcionar aos Professores Formadores subsídios teóricos e práticos que propiciem a reflexão sobre sua ação, possibilitando tanto a elaboração como o redirecionamento da Formação Continuada, em prol da melhoria da qualidade da Formação Continuada.

O trabalho, desta semana pedagógica, será eminentemente coletivo e construtivo para o processo de Formação Continuada ser desenvolvido no ano letivo de 2008.

O encontro está estruturado em cinco momentos: Auto-avaliação e Reflexão, Subsídios Teóricos e discussão , Planejamento e Sistematização. Tendo como objetivos:

 Proporcionar uma auto-avaliação e reflexão sobre sua ação como Professor Formador no ano letivo de 2007;
 Proporcionar subsídios teóricos e práticos que propiciem a reflexão sobre sua ação;
 Planejar e elaborar o Plano de Ação;
 Sistematizar o Plano de Ação.

Almejamos que essa semana pedagógica com os professores do Cefapro represente uma oportunidade de diálogos e reflexões que contribuam para o planejamento e elaboração do Plano de Ação 2008. Fazemos votos, também, para que possa estimular, cada vez mais, o trabalho em Equipe.


“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador. A Gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”. Paulo Freire

Tangará da Serra MT, 18 de novembro de 2007.

Profª Vera Regina Pereira Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
Cefapro de Tangará da Serra MT

domingo, 18 de novembro de 2007

Prova Brasil e Saeb - 05 a 14/11/2007 em MT



Mais de 100 mil estudantes fizeram Prova Brasil em Mato Grosso
Mais de 100 mil estudantes da quarta e oitava série do Ensino Fundamental da redes públicas (municipal e estadual), e terceiro ano do Ensino Médio, incluindo alunos do ensino particular de Mato Grosso, participaramm de 05 a 14 de novembro da Prova Brasil.

O exame de Matemática e Português é aplicado anualmente a alunos das áreas urbanas e serve como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O teste resulta em dados estatísticos por Estado, município e por escola participante, além de servir para elaboração de ações pedagógicas e administrativas visando melhorar o ensino.

Mato Grosso participa da Prova Brasil com o diferencial no período de aplicação dos testes. Ao invés de 05 a 20/11 como determinado nacionalmente pelo MEC, o Estado teve a Prova entre os dias 05 e 14/11. O motivo são os dois feriados - 15 de novembro (comemoração da República) e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – interrompendo os dias letivos. Para atender a demanda e não deixar ninguém de fora, foi autorizado pelo Ministério a contratação de um maior número de aplicadores de provas, principalmente para os locais de difícil acesso.

A estrutura estadual foi organizada a partir de 14 pólos onde estão instalados os Centros de Formação de Professores (Cefapros). “Utilizamos os nossos profissionais para serem multiplicadores e treinar os aplicadores de provas”, informa a coordenadora de logística da Prova Brasil pela Seduc, Marli Donelas. A partir dos multiplicadores todos os resultados serão colocados em rede para a correção pelas instituições responsáveis do MEC.

Conforme Marli, além do período de provas, o diferencial este ano está na integração dos resultados para o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O primeiro compreendendo todos os participantes, enquanto o segundo (Ideb) será aplicado nas turmas de 4ª e 8 ª séries.

Em Mato Grosso, as provas foram aplicadas para 3.605 turmas (4ª, 8ª e 3º ano do Ensino Médio) num período de 50 minutos – 25 minutos para Matemática e igual tempo para Língua Portuguesa – mais alguns minutos para responderem um questionário sócioeconômico, que serve para traçar o perfil social e o capital cultural do aluno, do professor, do diretor e da escola.
Autor: Assessoria
Fonte: O NORTAO

Profª Vera Fascio Fascio
Multiplicadora Prova Brasil
Coordenadora de Formação Continuada
cefapro de Tangará da Serra MT