sábado, 16 de junho de 2007

INAUGURAÇÃO DO NOVO PRÉDIO DA ESCOLA 29

Governador Blairo Maggi e equipe de governo inauguram a Escola Estadual 29 de Novembro em Tangará da Serra, durante estradeiro feito na região


Governador Blairo Maggi e equipe de governo inauguram a Escola Estadual 29 de Novembro em Tangará da Serra, durante estradeiro feito na região

Fanfarra da Escola recepciona o Governador Blairo Maggi
Corpo Docente da escola e Assessoras Pedagógicas
Profª Rita(Presidente do CDCE e Coordenadora da Fanfarra);D. Terezinha Maggi (1ª Dama) e Profª Odete Ribeiro (Coordenadora Pedagógica Sr. Saturnino Masson, Governador Maggi, Profª Rita, Prof. Donizete Cardoso (Diretor da Escola)
Falando aos presentes, Blairo Maggi comentou da importância que a educação tem na sua administração e que projetos como o da inauguração de mais uma escola modelo no Estado.

Vereador Pedrinho, Profª Elsi(Ed.Física), Governador, Dr. Ságuas(Secretário de Educação do Estado), Vagner Ramos, Prof.Donizete (Diretor da Escola) e o Prefeito Júlio Cézar Ladeia

Quadra poli-esportiva com jogos inter-escolares Primeiro mergulho

INAUGURAÇÃO DO NOVO PRÉDIO DA ESCOLA 29

Aconteceu nessa sexta-feira 16/06/07 a inauguração do Novo Prédio da EE29deNovembro.
Depois de realizadas as honras da inauguração da escola 29 de Novembro, o governador saudou o diretor da escola, Donizete Cardoso, tornou pública a inauguração do 29 de Novembro e convidou todos os presentes para estarem visitando as instalações da escola.
Na entrada foi recepcionado pela fanfarra da escola 29 e dos Bombeiros Mirins, que traziam faixas alertando a população contra as queimadas na cidade.
Falando aos presentes, Blairo Maggi comentou da importância que a educação tem na sua administração e que projetos como o da inauguração de mais uma escola modelo no Estado. “Esta escola que inauguramos hoje poderá no futuro se tornar com certeza o cartão postal para a cidade, mas, para isso, é fundamental a participação da comunidade escolar, que são os pais, os alunos e toda a equipe pedagógica da escola”, comentou o governador, explicando que o Estado disponibilizou as verbas para a construção da escola e que as melhorias devem vir por parte de todos e não somente da ajuda do Estado e do Município. Também em seu discurso, ressaltou que uma escola para ser boa não precisa estar somente bonita na sua estrutura física. “O mais importante dentro de uma instituição de ensino é a qualidade na educação, que podem ser percebidos no índices dos testes desenvolvidos pela Secretária de Educação Do Estado (Seduc)”, concluiu Maggi.
O diretor da escola, Donizete Cardoso discursou em nome de toda a comunidade escolar, contando sobre a trajetória de trabalhos realizados que a escola teve na cidade de Tangará, aproveitando para agradecer todo o empenho que receberam do Governo Estadual através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e das autoridades, que não mediram esforços para que este sonho, segundo ele, pudesse se tornar realidade.
O diretor aproveitou a visita do governador Blairo Maggi para pedir que os investimentos continuem sendo disponibilizados para o 29 de Novembro. “Precisamos ainda de muita ajuda. A biblioteca precisa ser ampliada, a piscina precisa de cuidados diários e a escola sozinha não tem condições de manter tudo em ordem”, comentou o diretor, que pediu ao governador recursos para a construção de um poço artesiano, que segundo ele, minimizaria o problema da água.
Depois de feitos os discursos, as autoridades presentes também inauguraram a piscina e a quadra poli-esportiva com jogos inter-escolares.
Diário da Serra
Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação continuada
CEFAPRO


Se Liga e Acelera em Nova Olímpia

Profªs do Programa e Prof. Felisberto, Profª Marilena e Profª Débora Professores do Se Liga e Acelera
Aconteceu quarta-feira (13/06) em Nova Olímpia uma reunião de Confraternização na EM. Sagrado Coração de Jesus com Diretores, professores e Supervisores dos Programas "Se Liga e Acelera" de Nova Olímpia.
Também estiveram presentes a Coordenadora Municipal de Educação Básica, Profª Débora e a Coordenadora Regional dos Programs, Professora Marilena Junqueira que estava acompanhada pelo Prof. Felisberto Pereira da Cruz (Professor Formador do Cefapro de Tangará da Serra.

Profª Vera Fascio Fascio

Coordenadora de Formação Continuada

CEFAPRO



sexta-feira, 15 de junho de 2007

ESCOLAS HALÍTI

Profª Informática da Aldeia do Rio Verde, Prof. Felisberto e Prof.Edson Castoldi

Passagem pelo rio Sacre

Índias lavando roupa no Sacre

VISITA ÀS ESCOLAS HALÍTI

Professor Felisberto (CEFAPRO) e o Professor Edson Castoldi (SEMEC), estiveram visitando algumas escolas das aldeias do povo Pareci dia 13 de junho/07. Nessa visita de trabalho, o primeiro como Presidente da Comissão Municipal de Transportes Escolar e Formador do CEFAPRO/TS e o segundo como Coordenador das escolas municipais municipais indígenas. Em todas as escolas visitadas, fomos acompanhados pela Profª. Nilse Zonizokemairo (halíti) pessoa simpática e comunicativa, que além de indicar o melhor acesso às escolas, nos dava informações sobre a sobrevivência nas aldeias, a vida escolar dos alunos, problemas pedagógicos, nos ensinou o nome de alguns pássaros e palavras na língua halíti entre outros.
Na oportunidade foram observadas as condições das escolas e as vias de acesso. Levou-se merenda escolar, mesas de professor (a), mimeógrafos e outros materiais de uso nas escolas.
A equipe visitou as escolas do Rio Verde, Batizá, Iliocê, Papagaio I e II, Sacre e Cabeceira do Osso ou Nova Esperança. Nessa última está sendo construída pela Pref. Municipal uma outra escola, agora de alvenaria, para que atenda melhor a demanda da comunidade.
O Professor Édson atendeu a várias reivindicações, reclamações, queixas, e anotou pedidos de materiais didáticos, de mudas de árvores frutíferas para plantar ao redor das escolas, limpeza de pátio e construção de campo de futebol. Apresentou propostas de trabalho pedagógico, fez advertências orais, enfim tudo com muita dedicação, profissionalismo e respeito.
Observou-se que há uma escola na aldeia da Cabeceira do Osso com precárias condições de uso: telhado de palhas de coqueiro já apodrecendo, piso de chão batido, enfim carecendo de uma nova, com urgência.
As estradas estão transitáveis, alguns “bancos de areia” e a passagem dentro do Braço do Rio Sacre, apresentam dificuldades que impossibilitam ou dificultam a passagem de carros baixos.
Da sede do município à Cabeceira do Osso, soma aproximadamente 265 km, sendo que a maior parte deles em estradas vicinais sinuosas e em pleno cerrado arenoso. É uma aventura!
Prof. Felisberto Pereira da Cruz(Professor Formador do Cefapro)



Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Valorização profissional é uma das metas da Seduc



terça-feira, 12 de junho de 2007
Valorização profissional é uma das metas da Seduc
O Governo de Mato Grosso já estabeleceu prioridades em busca da melhoria da educação pública em Mato Grosso. Entre elas, a nomeação dos aprovados no concurso público, realização de novo concurso em 2008 e a reorganização do processamento de gestão da vida funcional dos trabalhadores na Educação.
Outras medidas anunciadas hoje pela manhã pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, no Seminário sobre Educação Básica, é que os formadores dos Cefapros(Centros de Formação e Aperfeiçoamento Profissional) passarão a ter dedicação exclusiva e serão implantadas bibliotecas em todas as escolas estaduais. “A valorização do profissional da Educação é outra grande prioridade em nossa gestão”, reforçou o secretário Ságuas.
O diagnóstico realizado pela Seduc aponta entraves que colaboram para a performance insatisfatória da educação pública em Mato Grosso. Um deles é o transporte escolar na área rural. Além dos custos terem aumentado mais de três vezes nos últimos quatro anos, passando de R$ 6 milhões para R$ 23 milhões, os quase 42 mil alunos percorrem 18 mil km/ano. “Em muitos casos o estudante passa mais tempo no ônibus do que na escola”, lamentou Ságuas Moraes.
Outro ponto do diagnóstico aponta que somente 50% dos alunos com idade entre 15 a 17 anos cursam a série adequada à idade. O rendimento escolar, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio, está abaixo da média nacional. Baixa aprovação, repetência e abandono são outras preocupações. Em 2006, o índice de abandono no Ensino Fundamental chegou a 25,8%.
“Há um descompasso que precisamos avaliar mais profundamente. É incompreensível que ocorra aumento da qualificação dos profissionais da Educação e piora na qualidade do ensino”, apontou o secretário Ságuas Moraes.
O diagnóstico elaborado pela Seduc ainda demonstra outras fragilidades da área educacional pública. Entre elas, a fragmentação da Política Educacional, inexistindo uma política pedagógica única; baixa qualidade da gestão Seduc/escola; desarticulação com os movimentos sociais; falta de formação continuada.
Entre as soluções para a educação pública foi definido o fortalecimento da Seduc com foco na qualidade; regime de colaboração pedagógica entre União/Estado e municípios; definição do papel dos Cefapros (Centros de formação profissional) e a prática de um programa unificado de informação.
A coordenação do painel “Planejamento de Políticas Públicas em Educação”, realizado hoje pela manhã no Seminário sobre Educação Pública, ficou a cargo do secretário de Estado de Planejamento, Yênes Magalhães. “Esse momento é rico porque todas as esferas governamentais assumem que a Educação está ruim. Assumir as deficiências é o primeiro passo para saná-las”, definiu o secretário.
Também participaram deste painel o deputado federal Carlos Abicalil e o reitor da UFMT, Paulo Speller.

Assessoria/Seduc-MT

Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

Governo inicia discussão do PPA 2008/2011 pelo Setor Educacional


Profª Marilena (Coordenadora dos Projetos: Se Liga e Acelera) Prof. Juvenil(Diretor do Cefapro) e Profª Débora(Coordenadora da Secretaria de Educação de Nova Olímpia)

O Prof. Juvenil Gilberti, Diretor do Cefapro de Tangará da Serra está desde segunda-feira(11/06) em Cuiabá, participando do Seminário para Elaboração do PPA.
As discussões para estabelecer a política do setor tiveram início com o Seminário sobre Educação Básica, aberto nesta segunda-feira (11).
Leia mais clicando no título.
Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

EE. "Vereador Bento Muniz"




A Sala de Professor Projeto de Formação Continuada já está a todo vapor na EscolaEstadual Vereador Bento Muniz.
A Sala de professor tem como objetivo construir o projeto de formação continuada da escola articulado ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e ao Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE), buscando fortalecer a escola enquanto espaço de formação dos professores, a fim de desenvolver suas potencialidades, por meio da organização de grupos de estudos construindo um comprometimento coletivo com o processo de ensino e aprendizagem.
Os professores formadores do CEFAPRO: Prof.Felisberto Pereira da Cruz e Prof. João Valla orientam e colaboram no desenvolvimento do Projeto Sala de Professor e também no Projeto Parceria Histórica: Família, Escola e sociedade Organizada.

Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

segunda-feira, 11 de junho de 2007

DÉCIO BURALI TEM MOTIVOS PARA COMEMORAR


Profª Rosenilda (Secretária de Educação e Cultura), Profª Mirian Mª Lunkes(Diretora da Escola), Welligton Machado Rondon ex-aluno da escola, atualmente prof.Voluntário de dança de quadrilha

Profª Mirian (Diretora da Escola Décio Burali) e Welligton Machado

Quadrilha da Escola Décio Burali - 1º Lugar no Concurso de Quadrilha de Tangará da Serra MT

DÉCIO BURALI TEM MOTIVOS PARA COMEMORAR

O Primeiro, é que a Escola Conquistou o Primeiro Lugar no Concurso de Quadrilha Junina de Tangará da Serra, apresentando Criatividade e Originalidade, sem Ridicularizar a Cultura do Homem do Campo.
A Diretora da Escola Miriam Maria Lunkes, agradece aos alunos, pais e coordenadores da escola por aquentarem firmes até as 1:15 da manhã de sábado.

Welington Machado Rondon, ex-aluno e a agora Professor Voluntário de Dança e Quadrilha.
E o Segundo motivo é que a Escola vai iniciar o Projeto Sala de Professor com os Professores Tutores do CEFAPRO, profª. Odeni Chalega, profª. Rosivete Oliveira da Silva e o profº Wilian Xavier.

Profª Vera Fascio FascioCoordenadora de Formação Continuada
Cefapro