sábado, 14 de julho de 2007

CIRCUITO CAMPEÃO EM NOVA OLÍMPIA

Professores(as): Rosivete, Zé Paulo, Juvenil, Débora, Marilda, Vera e Vivaldino

Professores(as) Juvenil, Zé Paulo, Vera e Rosivete

Diretor da Escola Mª Mozar, Professoras: Marilda e Rosivete

CEFAPRO e Secretaria Municipal de Nova Olímpia estiveram reunidos, para acertar os últimos detalhes para a implantação do Programa Circuito Campeão nas escolas municipais de Nova Olímpia. A reunião foi realizada na tarde de 4ª feira, 11 de julho, na Secretaria Municipal de Nova Olímpia. E contou com as presenças da Equipe do Cefapro: Diretor: Professor Juvenil Gilberti, Coordenadora: Professora Vera Fascio, Professora Formadora: Marilda Finotti(Novas Tecnologias), Professor Zé Paulo , Professora Rosivete Oliveira Coordenadora Regional do Circuito Campeão e o Secretário de Educação Professor Vivaldino e a Coordenadora Professora Débora da Secretaria Municipal de Nova Olímpia.
O Programa Circuito Campeão terá início no segundo semestre nas escolas municipais de Nova Olímpia, mas antes haverá um Curso de Capacitação para os professores.

Nos dias 24 a 27/07/07, a Coordenadora Regional do Programa ,Professora Rosivete Oliveira, fará a capacitação dos envolvidos com o projeto. Participam do curso coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria Municipal de
Nova Olímpia, com programação de 40 horas. O objetivo principal do curso é preparar esses profissionais para atuarem no desenvolvimento do programa como mediadores da execução do projeto junto às escolas.

O Programa Circuito Campeão tem a finalidade de reduzir a distorção idade-ano escolar, garantir a permanência do aluno e a melhoria da qualidade de sua aprendizagem. Para tornar a escola atrativa, coordenadores pedagógicos, articuladores e professores alfabetizadores poderão lançar mão de uma estrutura metodológica diferenciada que possibilite trabalhar e acompanhar o desempenho do aluno fazendo as intervenções necessárias.

Na oportunidade foi feita uma visita ao Laboratório de Inofrmática da Escola Municipal de Educação Básica Maria Aparecida Cavalini Soares Mozar. O Laboratório de Informática conta com 15 máquinas. Entende-se como LI, o ambiente implantado nas Unidades escolares, que tem como principal objetivo fundamentar ações pedagógicas voltadas para o uso da informática como instrumento capaz de proporcionar um ambiente rico de aprendizagem, onde a escola se torne um centro de inclusão digital e também de produção, sistematização e busca pelo conhecimento. A professora formadora Marilda Finotti responsável pelos LI conversou com o Diretor e Coordenador do LI , orientando-os nas atividades a serem realizadas no laboratório no contexto dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos com a comunidade, por meio da metodologia de Projetos.
Professora Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

PAN-AMERICANO 2007





A festa de abertura foi muito linda. Retratamos a beleza de nossas florestas, nossos mares, nosso Brasil tropical. As músicas foram adequadas e a surpresa do encerramento da abertura com a entrada da tocha por vários atletas que fizeram história.
Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

quinta-feira, 12 de julho de 2007

CMEF. FÁBIO DINIZ JUNQUEIRA

Sala de Professor: Um Novo Olhar
Sala de Professor: Um Novo Olhar

Professores Formadores: Wiliam e Odeni

CMEF Fábio Junqueira - Sala de Professor: Um Novo Olhar

Nessa terça feira dia, 10/07/07, os professores formadores do Cefapro:Willian Xavier e Odeni Victor O. Chalegra estiveram presente na Sala de Professor da Escola Fabio Diniz Junqueira (localizada no Jardim dos Ipês), onde os professores se encontravam fazendo um fechamento dos estudos de grupo que vinham realizando desde o início do ano letivo e que agora pretendem dar continuidade aos estudos de suas ações pedagógicas no projeto Sala de professor. No momento, tiveram a oportunidade de receber informações sobre a organização pedagógica do projeto e de tirar as dúvidas acerca do mesmo.A Sala de professor: Um Novo Olhar tem como objetivo construir o projeto de formação continuada da escola articulado ao Projeto Político Pedagógico (PPP), buscando fortalecer a escola enquanto espaço de formação dos professores, a fim de desenvolver suas potencialidades, por meio da organização de grupos de estudos construindo um comprometimento coletivo com o processo de ensino e aprendizagem.
Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

EMEF D. BOSCO – SALA DE PROFESSOR: Um Novo Olhar

Professores: Joanildes, Solange, Sônia, Valdir, Noeli, Fábio(Diretor), Carlita (Coordenadora)
Professores: Rita(Coordenadora), Joanildes, Solange, Sônia, Valdir, Noeli e Carlita(Coordenadora)
Professores: Iolanda, Joanildes, Sônia, Valdir, Noeli; Coordenadoras: Carlita e Rita

CMEF D. BOSCO – SALA DE PROFESSOR: Um Novo Olhar

A Escola Municipal D. Bosco, localizada em Tangará da Serra. Deu início a Sala de Professor em 19/06/2007
A Sala de professor: Um Novo Olhar tem como objetivo construir o projeto de formação continuada da escola articulado ao Projeto Político Pedagógico (PPP), buscando fortalecer a escola enquanto espaço de formação dos professores, a fim de desenvolver suas potencialidades, por meio da organização de grupos de estudos construindo um comprometimento coletivo com o processo de ensino e aprendizagem.
A Sala de Professor: Um Novo Olhar da Escola D. Bosco visa oportunizar momentos de estudo coletivo e trocas de experiências. Acontece todas as terça-feira, no período vespertino.
Segundo o Diretor Fábio Carvalho:
“Essa iniciativa socializa os estudos desenvolvidos na escola e serve para aprimorar mais a postura do professor na sala de aula”, comentou o diretor.



Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO