segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Prova Brasil será realizada em novembro




Prova Brasil será realizada em novembro

Estiveram reunidos em Cuiabá os Coordenadores dos CEFAPROS nos dias 25 e 26/10 para capacitação para Prova Brasil
A Prova Brasil será aplicada no período de 5 a 20 de novembro deste ano em todas as escolas públicas urbanas estaduais e municipais que aderiram ao exame. Testes de matemática e língua portuguesa, com foco na resolução de problemas e em leitura, definidos nas matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), serão aplicados, em turmas com mais de 20 alunos, nas escolas com 4ª e 8ª séries ou 5º e 9º anos das instituições que já têm ensino fundamental de nove anos.
Além das provas, serão aplicados questionários para coleta de informações sobre alunos, professores, diretores e escolas. Os resultados da Prova Brasil compõem a base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental de cada município e escola do país.
Este ano, a Prova Brasil será aplicada por um consórcio formado pela Fundação Cesgranrio e pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB).
MEC

Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
Cefapro de Tangará da Serra MT

Assessores pedagógicos e Diretores do CEFAPRO são qualificados para conduzir processo eleitoral de diretores



Assessores pedagógicos e Diretores do CEFAPRO são qualificados para conduzir processo eleitoral de diretores
Estiveram reunidos no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, assessores pedagógicos da rede estadual de ensino e representantes dos municípios sem assessoria pedagógica e diretores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros), num total de 180 profissionais.
Eles participam do Ciclo de Estudos, que marca o início do processo eleitoral para escolha dos diretores 2008/2009. A capacitação começou nesta quarta-feira (24/10), com término na sexta-feira (26/10).
O papel do assessor pedagógico é estratégico. “O assessor pedagógico é o representante da Seduc nos municípios, além de atender as demandas da escola, ele precisa ser o articulador com os secretários municipais de Educação”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa.
O secretário revelou a disposição da Seduc em solidificar o papel de gestores dos assessores pedagógicos. “As escolas estaduais com bons indicadores demonstram a existência de gestão democrática efetiva e integrada”, disse Ságuas.
A secretária executiva do Sintep, Marli Keller, também prestigiou a abertura do Ciclo de Estudos. “A escola precisa melhorar a qualidade de vida das pessoas. Devemos assegurar a gestão democrática porque essa é uma conquista importante”, destacou.
As inscrições dos candidatos a diretor para eleição a ser realizada em dezembro serão realizadas nos dias 12 e 13 de novembro
A abertura do Ciclo de Estudos contou ainda com as presenças da secretária Adjunta de Gestão de Pessoas, Vera Araújo, secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes de Almeida e secretário Adjunto Administrativo e Financeiro da Seduc, Tony Ioris. Também prestigiou a abertura do Ciclo a secretária executiva da Undime, Zilda Maria Queiroz.

CREUZA MEDEIROS

Assessoria/Seduc-MT

Profª Vera Fascio Fascio

Coordenadora de Formação Continuada

Cefapro de Tangará da Serra MT