domingo, 9 de março de 2008

FORMAÇÃO CONTINUADA: PROJETO SALA DE PROFESSOR – TANGARÁ DA SERRA MT



"O olho abraça a beleza do mundo inteiro. É janela do corpo, por onde a alma especula e frui a beleza do mundo. O que há de admirável no olho é que através dele – de um espaço tão reduzido – seja possível a absorção das imagens do universo. De sorte que esse órgão – um entre tantos – é a janela da alma, o espelho do mundo." (Leonardo da Vinci)

FORMAÇÃO CONTINUADA: PROJETO SALA DE PROFESSOR – TANGARÁ DA SERRA MT


• O Projeto Sala de Professor constitui-se em um trabalho voltado à formação continuada, que tem como objetivo fortalecer a Escola enquanto espaço de formação por meio da organização de grupos de estudos para a construção de um comprometimento coletivo com o processo de ensino aprendizagem: e contribuir para a superação do déficit da qualidade do ensino público.
• Tem como princípio o fortalecimento da identidade profissional e pessoal dos professores e está embasada no desenvolvimento de habilidades e competências na arte de ensinar e aprender.
• Trabalhar o contexto do professor e as expectativas deste, provocando assim tomadas de decisões, mudanças de posturas e de valores, possibilitando-lhes ressignificar suas ações e representações.
• É um dos pilares da Política da SEDUC e envolve as ações de várias superintendências, assim como o CEFAPRO e unidades escolares da rede pública de ensino, na tentativa de somar esforços, razão pela qual tem investido em uma política sistemática de formação profissional.
• É considerada um eixo norteador imprescindível para a socialização profissional em uma determinada práxis contextualizada (cultura, respeito às diferenças, ao contexto, conhecimento disciplinar, ética, competência metodológica e didática).

Olhar e Ver
• Como professores devemos nos perguntar: “Onde tem andado meu olhar ao longo da minha formação?(O Poder da Visão)

• Qual é o papel do meu olhar de educador?

O PAPEL DO EDUCADOR
http://educacaomatematica.vilabol.uol.com.br/pcn/papel_do_educador.htm

PCN’s

http://educacaomatematica.vilabol.uol.com.br/pcn/introducao.htm

PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

http://educacaomatematica.vilabol.uol.com.br/pcn/principios__pedagogicos.htm


A educação na sociedade contemporânea está estruturada em eixos e agora vamos descreve-los:

http://educacaomatematica.vilabol.uol.com.br/pcn/pcn2.htm

A lei nº 9394 de 20 dezembro de 1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.... http://educacaomatematica.vilabol.uol.com.br/pcn/pcn3.htm


Os saberes das áreas curriculares. As áreas descritas na tabela a seguir devem estar presentes na Base Nacional Comum dos currículos das escolas de Ensino Médio.
http://educacaomatematica.vilabol.uol.com.br/pcn/pcn4.htm