quarta-feira, 30 de julho de 2008

APRENDENDO A VIVER..............


APRENDENDO A VIVER
José Manuel Moran
Caminhos para a realização plena.
São Paulo: Paulinas, 3º ed, 2002


Cada um de nós, com o passar dos anos, revela, pelas suas ações e palavras, o que aprendeu realmente e em que tipo de pessoa vai se transformando: mais ou menos aberta, afetiva e interessante.


Muitos não acreditam em si mesmos, no seu valor. Fingem o que não são, representam papéis, dependem da aprovação dos outros.

Aprendemos a viver melhor no diálogo permanente, coerente - às vezes tenso e contraditório, mas confiante, humilde e afetivo - com o que percebemos, sentimos e compreendemos e com tudo o que nos rodeia: pessoas, grupos, ambientes presenciais e virtuais.

Avançamos mais se focamos o aqui e agora, comunicando-nos de forma aberta, acolhedora, no ritmo possível, sem cobranças negativas, nem expectativas irreais.

Aprendemos se também encontramos algo que nos motiva profundamente, que nos estimula intimamente, que dá sentido a nossos pensamentos e ações.

Numa sociedade dominada pelo valor das aparências, do consumismo e do marketing, nosso maior desafio é aceitar o que somos, o que construímos e continuar mantendo a esperança na nossa capacidade de aprender e de viver com coerência entre o que pensamos e agimos, transformando nossa vida em um processo cada vez mais rico de conhecimento, de afeto e de realizações.

Nenhum comentário: