sexta-feira, 15 de junho de 2007

ESCOLAS HALÍTI

Profª Informática da Aldeia do Rio Verde, Prof. Felisberto e Prof.Edson Castoldi

Passagem pelo rio Sacre

Índias lavando roupa no Sacre

VISITA ÀS ESCOLAS HALÍTI

Professor Felisberto (CEFAPRO) e o Professor Edson Castoldi (SEMEC), estiveram visitando algumas escolas das aldeias do povo Pareci dia 13 de junho/07. Nessa visita de trabalho, o primeiro como Presidente da Comissão Municipal de Transportes Escolar e Formador do CEFAPRO/TS e o segundo como Coordenador das escolas municipais municipais indígenas. Em todas as escolas visitadas, fomos acompanhados pela Profª. Nilse Zonizokemairo (halíti) pessoa simpática e comunicativa, que além de indicar o melhor acesso às escolas, nos dava informações sobre a sobrevivência nas aldeias, a vida escolar dos alunos, problemas pedagógicos, nos ensinou o nome de alguns pássaros e palavras na língua halíti entre outros.
Na oportunidade foram observadas as condições das escolas e as vias de acesso. Levou-se merenda escolar, mesas de professor (a), mimeógrafos e outros materiais de uso nas escolas.
A equipe visitou as escolas do Rio Verde, Batizá, Iliocê, Papagaio I e II, Sacre e Cabeceira do Osso ou Nova Esperança. Nessa última está sendo construída pela Pref. Municipal uma outra escola, agora de alvenaria, para que atenda melhor a demanda da comunidade.
O Professor Édson atendeu a várias reivindicações, reclamações, queixas, e anotou pedidos de materiais didáticos, de mudas de árvores frutíferas para plantar ao redor das escolas, limpeza de pátio e construção de campo de futebol. Apresentou propostas de trabalho pedagógico, fez advertências orais, enfim tudo com muita dedicação, profissionalismo e respeito.
Observou-se que há uma escola na aldeia da Cabeceira do Osso com precárias condições de uso: telhado de palhas de coqueiro já apodrecendo, piso de chão batido, enfim carecendo de uma nova, com urgência.
As estradas estão transitáveis, alguns “bancos de areia” e a passagem dentro do Braço do Rio Sacre, apresentam dificuldades que impossibilitam ou dificultam a passagem de carros baixos.
Da sede do município à Cabeceira do Osso, soma aproximadamente 265 km, sendo que a maior parte deles em estradas vicinais sinuosas e em pleno cerrado arenoso. É uma aventura!
Prof. Felisberto Pereira da Cruz(Professor Formador do Cefapro)



Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

Nenhum comentário: