quinta-feira, 5 de julho de 2007

O PEDAGOGO: FUNÇAO E FORMAÇÃO

O PEDAGOGO: FUNÇÃO E FORMAÇÃO

Rosivete Oliveira da Silva

PEDAGOGO: Pessoa que se dedica a Pedagogia; mestre; educador.
PEDAGOGIA: Arte e ciência da educação e da instrução, ou seja, é a ciência que estuda a educação.
Às vezes tomamos a palavra “pedagogia” em um sentido lato; trata-se da pedagogia como o campo de conhecimentos que abriga o que chamamos de “saberes da área da educação”. Mas, de fato é no sentido estrito que a pedagogia nos deve interessar, esta ligada as suas origens na Grécia antiga.
A denominação (Pedagogia) tem origem na Grécia antiga, pedagogo era o escravo responsável pela instrução da criança; este não era exclusivamente o instrutor, ao contrário era um condutor, alguém responsável pela melhoria da conduta geral do estudante; moral e intelectual. Se a criança precisasse de especialistas para a instrução ele a conduziria.
De acordo com José Carlos Libâneo (Drº em filosofia e história da educação pela PUC-SP), a pedagogia atualmente perpassa toda a sociedade extrapolando o âmbito escolar formal abrangendo novos espaços na sociedade; nos meios de comunicação, nas Ongs, etc; estamos assistindo a redescoberta do pedagogo. Por outro lado em alguns setores da sociedade a definem como uma formação profissional não elitizada. A atual realidade quebra a idéia de que o pedagogo está apto para exercer suas funções somente dentro da sala de aula. Onde houver uma prática educativa, existe aí uma ação pedagógica.
Para subsidiar a discussão sobre o papel o pedagogo (a) como profissional da educação hoje. Devemos pensar o papel desse profissional nos tempos atuais exige que reflitamos sobre elementos que medeiam à formação construção desses papéis, essa análise pode nos possibilitar a compreensão sobre os capitais de saberes, de saber fazer e de saber ser que acompanham a experiência do ser pedagogo. Nessa perspectiva de formação para o século XXI é que se busca uma nova qualidade de formação do ser pedagogo na era do conhecimento, da valoração humana do conhecer, saber fazer, viver juntos e aprender a ser.
O campo de atuação do pedagogo na escola é amplo (diretor, professor, supervisor, orientador, consultor), pode também trabalhar em empresas públicas e privadas.
O pedagogo é especialista em educação por excelência, ou seja, é aquele que detém os métodos e técnicas a ser utilizada no processo ensino-aprendizagem.
Porém, neste pequeno ensaio vamos nos reportar aqui apenas ao pedagogo escolar: Pedagogo-administrador, Pedagogo-coordenador ou Supervisor pedagógico e Pedagogo-orientador.
PEDAGOGO ADMINISTRADOR: Ao pedagogo-administrador, é necessário além de dominar as técnicas da administração, deve conhecer o contexto sócio político-cultural da sociedade local. Este é conhecido como o diretor escolar; o gestor,; o animador e avaliador; que deve ter competência técnica pedagógica para fazer fluir o sucesso do processo ensino –aprendizagem.

PERDAGOGO COORDENADOR: O pedagogo coordenador ou supervisor tem a função de auxiliar o corpo docente na utilização dos recursos didáticos, na metodologia adequada de transmissão do conteúdo, no tipo de avaliação a ser adotada vinculando teoria e prática entre as áreas do conhecimento.
Para propor alternativas eficazes ao corpo docente o coordenador deve conhecer todos os problemas e recursos disponíveis na escola.

PEDAGOGO ORIENTADOR: O pedagogo orientador tem a função de assistir o aluno e toda a equipe que está envolvida no processo ensino-aprendizagem apontando caminhos para a superação ou redução da evasão escolar e reprovação. Para que este faça um bom trabalho é necessário dar-lhe condições; é impossível realizar um bom trabalho com um número elevado de alunos para atendimento.
Em 15 de maio de 2006, o CNE publicou a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Esta Resolução em seu art. 20 da abertura para que o pedagogo exerça outras funções além das de docência na Educação Infantil e séries iniciais quando diz que: “as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.” Observe a parte grifada do texto acima.
A LDB 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – art. 62, promovendo a formação de docentes para atuar na educação Básica em curso de licenciatura de graduação plena, e conforme o art. 64, formando profissionais da educação em curso de graduação em pedagogia.
Afirma EDWARDS (1999:294): “uma sociedade humana parece ser um pré-requisito necessário para ter-se escolas humanas, onde os professores sejam capazes de aprender com as crianças e com seu ambiente”.

“O método é letra morta; a ele o professor deve acrescentar a cor, o movimento, a vida. Para um professor existem dois sujeitos a serem estudados: as crianças e ele mesmo. Duas coisas para a sua realização: a educação delas e sua própria.”
Marie Carpentier

Conclui-se que a pedagogia tem um lugar diferenciado das outras ciências da educação; esta consegue integrar nas diversas ciências em razão de uma aproximação global aos problemas educativos. Ela continua na conquista de desenvolvimento para o sujeito possibilitando-lhe ser capaz de construir pensamentos autônomos e criativos na busca da razão crítico-social.

Rosivete Oliveira da Silva – Professora Formadora do CEFAPRO na área de Alfabetização

Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO

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