quinta-feira, 5 de julho de 2007

O PPP DA ESCOLA

O PPP DA ESCOLA

Projetos são práticas de vida cotidiana, fazem parte de nossa caminhada enquanto ser humano. Sabemos que se agirmos aleatoriamente sem traçar metas os nossos objetivos poderão não ser alcançados. E projetos de vida são importantes para termos uma projeção de determinadas ações, para não incorrermos no erro de cairmos em algumas ciladas; principalmente financeira.
Em todas as situações temos que nos preocupar com a nossa melhoria de vida, de ações, de qualidade vinculada a nossa própria capacidade e capacitação para dar conta daquilo que esta sendo executado agindo de forma que encontremos um ponto, um norte para a efetivação do projeto.
Projetar metas na e para a educação é necessário para agirmos a contento no decorrer de um ano letivo.
Segundo PADILHA, estamos na era do projetite. Em se tratando de projetos de ação educativa concordo plenamente com ele na medida em que alguns não o vê com a seriedade que este merece. Sendo este de ação individual ou coletiva, deve haver um estudo dos problemas (diagnóstico), uma pesquisa bibliográfica ou de campo para traçar possíveis apontamentos para colocar o projeto em ação.
O ideário da educação é formar cidadãos humanitários conduzindo-os para o fortalecimento do desenvolvimento dos conhecimentos científico. Estes conhecimentos, permeiam as ações escolares; apontando conceitos que viabilizam as resoluções pedagógicas explicitadas no PPP (Projeto Político Pedagógico). O PPP é um documento que mostra a cara da escola, norteia as suas ações administrativas, políticas, jurídicas e pedagógicas.
Toda escola deve construir o seu PPP coletivamente. Uma vez construído, a cada início de um novo ano letivo, deve ser feito um estudo do mesmo para readequá-lo a nova realidade; eliminando o que não é mais viável e acrescentando o roteiro de novas ações. Porém, considerando os resultados das avaliações feitas na esfera municipal, estadual e nacional; os projetos educativos executados no ano anterior que; na discussão coletiva percebeu-se a necessidade de continuá-lo porque atende a demanda da nova clientela; como por exemplo: um projeto de leitura que deu certo nos primeiros anos do Ensino Fundamental é de suma importância que se torne um projeto de caráter pré-permanente.
Nas minhas andanças pelas escolas pertencentes ao pólo de Tangará da Serra, verifiquei que a maioria destas tem o PPP desatualizado e, que há uma grande parcela de professores que não o conhece, porque não ajudou a elaborá-lo ou readaptá-lo e nunca o teve disponível para folheá-lo.
Em alguns momentos, ocorrem imprevistos ou até mesmo acontecimentos que fogem daquilo que havíamos traçados em nosso projeto; seja ele um projeto de vida ou educativo; assim faz-se necessário; reavaliar, criarmos um novo roteiro que nos auxilie no alcance dos velhos ou novos objetivos propostos.
Dentre muitos aspectos importantes; o PPP da escola possibilita aos envolvidos no processo educativo dentre estes o conhecimento e o domínio da realidade da escola, em seus diferentes níveis, perpassando por várias etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio. Considerando este conhecimento; o professor sabe o momento certo de intervir diante de seus alunos abordando assuntos tremendamente compromissados com a realidade global; cumprindo com o seu papel de educar, formar cidadãos decididos, onde o mundo futuramente terá acesso as suas contribuições nas formulações tanto para os problemas da educação como aos problemas do país.

Rosivete Oliveira da Silva – Professora Formadora de Alfabetização do CEFAPRO

Profª Vera Fascio Fascio
Coordenadora de Formação Continuada
CEFAPRO



Um comentário:

Gládis Leal dos Santos disse...

Olá Vera,

Obrigada pela visita e comentário no blog Oficina de Educação.Também trabalho com formação de professores no uso das TICs e desenvolvo projetos de intercâmbio via Internet com escolas de diferentes estados do país. Seria um prazer contar com a participação das escolas daí.

Grande abraço
Gládis Leal dos Santos
http://palavraaberta.blogspot.com