
O que e para que ensinar não podem mais ser considerados independentes do como e por que aprender. Dominar conteúdos implica desenvolver as competências para a sua aquisição
Lino de Macedo*
Revista Pátio
Competências e habilidades são formas de saber muito valorizadas nos currículos da escola atual. Espera-se de qualquer escola − e não apenas das profissionais, de nível técnico ou superior − um compromisso de habilitação de seus alunos. No caso da educação básica, os domínios mais valorizados são os relativos às competências de ler, escrever e calcular, com todas as suas implicações ou aplicações. Analisar as significações de competência no contexto escolar parece inevitável, ao menos por dois motivos. Primeiro, porque é um tema que tem seu valor reconhecido não só em referenciais e parâmetros curriculares, mas também em provas e exames coletivos (no ENEM, por exemplo). Segundo, porque, apesar disso, nem todos os educadores reconhecem sua importância e temem que sua ênfase na escola acabe competindo com o principal objetivo do ensino: os conteúdos disciplinares. Saiba mais...............................
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